No Coração do Hospital

Área da saúde

Ou durmo ou morro

Jornalismo Digital

Numa altura em que os serviços de saúde estão no centro de todas as atenções, duas reportagens da SIC e do Expresso foram distinguidas pelo Clube de Jornalistas e APIFARMA com prémios que destacam os melhores trabalhos jornalísticos na área da saúde.

A reportagem especial da SIC “No Coração do Hospital”, que assinalou os 40 anos do Serviço Nacional de Saúde, percorreu o país de Norte a Sul para revelar as forças e fraquezas dos hospitais públicos, tendo recebido o prémio de melhor trabalho jornalístico na área da saúde emitido em televisão no último ano.

Médicos, enfermeiros e utentes manifestaram a preocupação com o desinvestimento no SNS e com o crescimento cada vez maior da clínica privada. Os profissionais de saúde alertam para a falta de recursos humanos e materiais, sobretudo no serviço urgência, potenciado pelo envelhecimento da população e pelo peso crescente das doenças crónicas.

A reportagem premiada, que pode ser vista aqui, é da autoria de Catarina Marques, com imagem de Humberto Candeias, edição de Rui Félix, produção de Cláudia Araújo, grafismo de Luís Bispo e Carla Gonçalves e coordenação de Luís Marçal.

O trabalho “Ou durmo ou morro” do Expresso, foi igualmente distinguido mas na categoria de Jornalismo Digital.

Este é um trabalho de Helena Bento que conta quatro histórias de quem luta para dormir. Fotografia de Tiago Miranda, vídeo de André Godinho, som de José Quintino, edição multimédia de João Duarte, infografia de Carlos Esteves, web design de João Melancia e de Tiago Santos e desenvolvimento web de Maria Romero.

Leia a reportagem do Expresso aqui.