A saúde no plenário

O Expresso, em parceria com a Janssen, a Microsoft e a Universidade Nova de Lisboa, criou o primeiro parlamento em Portugal dedicado inteiramente ao tema da saúde.

O Health Parliament seleciona 60 parlamentares entre os 21 e os 40 anos para debaterem e apresentarem recomendações com vista a melhorar o funcionamento do sistema de saúde.

Após um primeiro período de recrutamento, os selecionados foram colocados numa de seis comissões para tratar de um tema específico relacionado com o setor da saúde: Inovação e valor em saúde, Sustentabilidade e equidade, Oncologia, Tecnologia e integração de cuidados, Recursos humanos em saúde e Saúde mental. Cada comissão é acompanhada de um conselho consultivo composto sempre por um deputado, um antigo governante, um presidente ou vice-presidente de um organismo ligado à saúde e alguém ligado ao setor privado ou social.

Em janeiro de 2020 arrancaram os trabalhos que são pontuados por quatro plenários, visitas de campo e entrevistas para produzir as recomendações, tendo em conta os (até) seis subtemas que podem ser definidos por comissão.

A primeira edição do Health Parliament Portugal decorreu em 2017 e resultou na apresentação de 58 recomendações e seis relatórios, além de reuniões mensais com o Ministério da Saúde. Entre as medidas concretas atingidas aceites pelo governo, destaque para a simplificação de acesso à comparticipação para regime de pensionista.

O projeto pode ser acompanhado no site da iniciativa, no Expresso e nas redes sociais do grupo Impresa.

Parceiros

Janssen
Microsoft
Universidade Nova de Lisboa

Marca

Formato

Projeto editorial